Reflexão
No livro The psychology of Everyday Things, publicado em 1988, Don Norman apresenta
os seguintes princípios de design de produtos:
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Distribuição da informação. O comportamento do usuário é influenciado pelo seu conhecimento e
por sua capacidade de "ler" o mundo: a natureza e a cultura impõem restrições de comportamento.
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"Psicologia" dos materiais/serventia. O comportamento do usuário é influenciado pelas características percebidas
do objeto observado, tais como: utilidade, aparência, material constituinte, etc.
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Visibilidade. O usuário deve identificar, pela simples observação direta, o estado de um objeto e possibilidades de
interação com o mesmo.
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Modelo conceitual. A imagem de um objeto deve ajudar o usuário a reconhecer a funcionalidade real do objeto para que a
interação ocorra como esperado pelo usuário e pelo designer.
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Mapeamentos. O usuário deve perceber facilmente o efeito de um controle sobre o estado do objeto observado.
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Feedback. O usuário precisa perceber imediatamente o resultado de suas ações.
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Atenção aos requisitos. As condições de transporte, armazenamento e uso do produto devem ser avaliadas e consideradas.
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Função de força. Algumas ações podem ser bloqueadas para evitar danos e inconsistências.